Esta é a penúltima postagem sobre os meus favoritos ao Emmy 2009. Aqui, falarei sobre as três categorias importantes acerca das séries dramáticas: Roteiro, Direção e Série. Sem mais, vamos às categorias (como sempre, em ordem decrescente de preferência):
Melhor Roteiro em Série Drama1. Kater Gordon e Matthew Weiner, “Meditations in a Emergency” – Mad Men
Tenho uma pequena história para contar. Era uma vez um cara que ODIOU a primeira temporada de Mad Men. Mas não contente em ser o único com tal sentimento sobre a série, não a largou e hoje tem a plena certeza de que esta série é uma das melhores da atualidade (claro que estou falando de mim!). Falando especificamente dos materiais deste ano de Mad Men, o roteiro de "Meditations in a Emergency" é extraordinário. Bastante forte no sentido literal, este foi o melhor roteiro do ano. Mas permitam-me reclamar da exclusão de "Now or Never", capítulo que fechou de forma iompressionante a quinta temporada de Grey's Anatomy. E outro detalhe: cadê qualquer episódio de Big Love nesta categoria?
2. Matthew Weiner, “Jet Set” – Mad Men
3. Robin Veith e Matthew Weiner, “A Night to Remember” – Mad Men
4. André Jacquemetton, Maria Jacquemetton e Matthew Weiner, “Six Month Leave” – Mad Men
5. Carlton Cuse e Damon Lindelof, “The Incident” – Lost
Melhor Direção em Série Drama
1. Michael Rymer, “Daybreak (Parte 2)” – Battlestar Galactica
Pense numa série subestimada e multiplique por 100. O resultado é Battlestar Galactica: uma das séries mais legais dos últimos anos. E o mais interessante é que a série sempre apresenta trabalho formidáveis de direção e a segunda parte de "Daybreak" é perfeitinha e é óbvio que chorei, já que este episódio fechou a série de forma linda. Vale lembrar que "Trust Me" (Damages) ficou por muito pouco na segunda posição.
2. Todd A. Kessler, “Trust Me” – Damages
3. Phil Abraham, “The Jet Set” – Mad Men
4. Rod Holcomb, “And in The End” – ER
5. Bill D’Elia, “Mad in China/Last Call” – Boston Legal
Melhor Série Drama
1. Big Love

Alguns leitores sabem da minha paixão por Big Love. Pra mim, uma das coisas mais interessantes vistas nos últimos anos na televisão. Sem a menor dúvida, esta ousada série era o ar fresco de que todos precisávamos. Mostrando a história incrível de uma família polígama, Big Love se faz intenso - mas por oras engraçado - e bastante cauteloso. Com roteiros sempre inspirados, a série conta com um elenco absurdamente genial: Bill Paxton, Jeanne Tripplehorn, Chloë Sevigny e Ginnifer Goodwin. Entretanto, também gostaria de reclamar aqui. Grey's Anatomy fez uma quarta horrorosa, mas se reergueu de forma magistral nesta quinta. Por esse motivo, acho que a série merecia ser incluída na lista.
2. Damages
3. Mad Men
4. Breaking Bad
5. House
6. Lost