terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Sempre ao Seu Lado


Em “Marley & Eu”, observamos a relação de um casal com um cachorro de forma bastante cômica que desemboca num desfecho comovente, triste. Não fui o maior fã desse filme, bem como não sou o maior fã de companheiros caninos. Confesso também que só fui assistir a “Sempre ao Seu Lado”, por insistência de uma amiga. O que ocorreu, sendo direto, foi que ao final da sessão, eu estava desidratado de tanto chorar. Este novo material que coloca um cachorro em pauta consegue ser muito diferente dos demais e, facilmente, emociona.

Após descer do trem, depois de mais uma viagem, Parker (Richard Gere) encontra um filhote de Akita perdido e, rapidamente, humano e canino se identificam. A chegada do cãozinho acaba por deixar a esposa de Parker, Cate (Joan Allen), um pouco assustada; mas logo todos da casa se apaixonam por Hachi (nome dado ao filhote). Entretanto, é evidente que o laço de lealdade, amizade e companheirismo é criado entre o cão e Parker, e o diretor Lasse Hallström (dos excelentes “Chegadas e Partidas” e “Chocolate”) manipula esta situação de forma extremamente clara e sensível. Mas, quando a lealdade entre eles chega no auge, um fato mudará a vida de todos e é aqui que, de fato, começamos a entender o significado de amizade.

O que é interessante enxergar neste filme é que o roteiro (perfeitamente escrito por Stephen P. Lindsey) gira em torno de Hachi e sobre as consequências do fato que citei no parágrafo acima, na sua vida. Lasse dirige cenas de forma clássica e propõe uma fotografia limpa e bonita. Sem exageros digo que a trilha sonora, composta pelo gênio Jan A.P. Kaczmarek, é algo sublime, maravilhoso! Ela nos mergulha nas lágrimas na cena final que é igualmente belíssima. Richard Gere tem aqui uma boa atuação, assim como a sempre incrível Joan Allen. E, assim, chega uma fita que me surpreende com uma linda história real sobre até onde vai a lealdade e sobre qual é o verdadeiro significado da palavra amizade.


Nota: 8,0


Informações sobre o filme, clique aqui.

7 comentários:

  1. Eu gosto do Lasse Hallström, mas não acreditei quando vi o envolvimento dele num filme dessa indústria dogniana. Eles continuam devendo um bom drama com cachorros. Mas o cão tá bem melhor que o Richard Gere, não?

    ResponderExcluir
  2. Kau, sempre bem vindo!
    Peguei uma certa raiva do Hallström, muito passivo nunca surpreende ou inova em seus filmes.

    ResponderExcluir
  3. Kauuu, está de volta \o/
    Só pra dizer que não vi esse filme ainda porque odeio filme com cachorro hahaha Incluindo "Marley & Eu" =P

    ResponderExcluir
  4. PEDRÃO, eu quaaase falei que o cão tá melhor que o Gere. Mas este tb não faz feio, vai...

    CLEBER, obrigado! E permita-me discordar... Acho que Lasse inova sim em seus filmes. Vide a belíssima e ousada direção de "Chegadas e Partidas".

    MATT, eu odeio "Marley & Eu". Mas este "Sempre ao Seu Lado" é lindo.

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro "Marley & Eu", então, com certeza, irei amar esse "Sempre ao Seu Lado".

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  6. Sério? Que surpresa. Fiquei até bem curioso agora...

    ResponderExcluir
  7. Poxa, eu até gostei de Marley & Eu (mas só pq eu sou tremendamente APAIXONADA por caninos, e tenho consciência disso), mas fiquei com o pé atrás de assistir Sempre ao seu Lado. Achei que era meio 'farinha do mesmo saco', sabe?
    Depois da sua crítica, fiquei convencida de assisti-lo!!

    ResponderExcluir