quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Uma Rua Chamada Pecado

Em Dogville, de Lars Von Trier, pudemos observar de forma seca uma disposição incomum de cenários e personagens. Isso se deve ao fato de a fita ser filha do Dogma 95 – movimento cinematográfico que prima para um cinema mais realista e menos comercial. Entretanto, consigo pensar que Dogville pode ser também uma homenagem ao teatro, mas tenho consciência que o propósito de Lars não era esse. Ano passado, contudo, John Patrick Shanley despejou em seu Dúvida um viés único e exclusivamente teatral não só na forma de atuação dos artistas, mas sim no tipo de apresentação do roteiro. E esse desejo de manifestar aspectos teatrais no cinema já foi visto, antes destes dois filmes, numa obra-prima atemporal que foi brutalmente censuranda por ser tão ousada e incomum. Falo de A Streetcar Named Desire ou, numa tradução que não funciona tanto, Uma Rua Chamada Pecado.

O filme é livremente baseado na peça de Tennessee Williams e adaptado desta por Oscar Saul. Nos apresenta a história de Stella (Kim Hunter) e Stanley (Marlon Brando), um casal que vive uma relação constante de amor e ódio mas que, no fim, aquele sentimento sempre reina. O que já era bastante obscuro transforma-se em algo sarcástico e misterioso com a chegada de Blanche DuBois (Vivien Leigh), irmã de Stella, a qual vai passar uns tempos junto ao casal. A atmosfera do filme torna-se pesada e bastante densa quando Blanche curiosamente – e de forma esquisita – começa a prestar atenção em Stanley e, pior, consuma-se uma relação nebulosa e cínica entre os dois. Óbvio que Stella tenta ser a favor do marido mas, ao mesmo tempo, deve acreditar nas histórias quase que utópicas de sua irmã. Cada dia parece ser pior que o outro na vida deste trio, e tudo piora quando Stanley descobre quem é, de fato, Blanche e uma verdade aparente vem à tona.

Na parte secundária ainda temos Mitch (Karl Malden) que é amigo de Stanley e se vê apaixonado por Blanche. O interessante, aqui, é a entonação dada ao passageiro romance entre os dois: claramente percebemos a entrega de Mitch e o desejo de esconder o passado por parte dela. Esconder não é a palavra certa; ela procura contornar tudo o que já aconteceu e seguir em frente, mas ainda assim ficamos confusos se é realmente esta a proposta de Blanche. Pode-se observar que, discretamente e sem ser intencional, a fita mostra a instalação do caos num local onde existia paz, mesmo que aparente. Mas este caos é o que torna o material impecável, já que é algo psicológico e não social ou que pende à violência bélica ou temas do tipo. E tudo é ratificado com cenas absurdamente ousadas e que tendem completamente às técnicas teatrais principalmente no que tange as atuações. As passagens que antecedem o final são fortes e incomodam o espectador até chegar num triunfal e inesquecível desfecho.

Como já frisei várias vezes no texto, as pitadas teatrais estão inseridas de forma louvável no filme. Elia Kazan, então, dirige tudo com uma cautela ímpar e conduz esta fita complicada como já havia feito anteriormente em A Luz é Para Todos. Sendo sincero, digo que não consigo expressar o que é a direção de Kazan. Consegue ser visceral em cada plano e, não contente, suga até o último suspiro de seus atores. E, antes tarde do que nunca, cá chegamos: o trabalho dos atores e atrizes. Nunca escondi que acho o trabalho de elenco de Quem Tem Medo de Virgínia Woolf? o melhor da história. Mas também nunca fui louco de não concordar que o elenco de Uma Rua Chamada Pecado é quase tão genial quanto aquele. Kim Hunter é brilhante por conseguir mostrar os dois lados de uma mulher apaixonada pelo marido mas que, ao mesmo tempo, nutre um amor incondicional pela irmã. Karl Malden também mostra uma bela atuação que, no fundo, é bastante difícil. Mas parem tudo e chamem a NASA! As duas estrelas são, com certeza, Vivien Leigh e Marlon Brando. Não tem como, são duas interpretações impressionantes, magníficas. Ele, além do seu indiscutível porte de galã, consegue ministrar tons hilários com intensamente dramáticos e, claro, violentos. Ela, uma das minhas atrizes preferidas, simplesmente choca o mundo com a melhor atuação feminina de todos os tempos, pra mim. A sua expressividade é incomum e percebam que Vivien tem um dom único de falar pelo olhar, por gestos. Inclusive, sugiro que prestem atenção nos momentos em que Vivien e Marlon atuam juntos. Saem metáforas de seus olhares e frases completas de suas posturas e gestos. Não é coisa digna de ser chamada de obra-prima? Chorem, riam, se desesperem, odeiem e misturem os sentimentos que quiserem em Uma Rua Chamada Pecado; ela está ali... vocês sabem o endereço.


Nota: 10,0

Informações sobre o filme, clique aqui.

21 comentários:

  1. Olá Kau(ê)!
    Filme excelente, Marlon Brando no auge da carreira, tbm gostei bastante na época q assisti!
    Interessado numa troca de links? já indiquei o teu blog no meu! Parabéns pelo trabalho!
    Abs! Diego!

    ResponderExcluir
  2. Me indicaram esses dias etse filmes, até agora ainda não vi. Mas fiquei mais curioso ainda depois do seu texto. Dependendo do filme é difícil de achar nas locadoras aqui, mas que me indicou disse que comprou o dvd nas americanas, super barato. Então, vou ver se compro.

    Abraço. O novo visual ficou show!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com cada linha sua!
    Eu fiquei boquiaberto quando vi esse filme, uma Obra-Prima!
    E ainda não vi Quem tem Medo de Virginia Woolf? mas pretendo ver em breve...

    ResponderExcluir
  4. Filmaço absoluto. Mais uma obra-prima de um dos meus realizadores prediletos.

    ResponderExcluir
  5. DIEGO, concordo sobre o filme e já te adicionei no blogroll. Abs!

    THIAGO, acho que não é tão difícil de achar este filme. É pesado, por isso quando for assistir, tenha paciência. E obrigado pelo elogio! Abs!

    ALEX, exatamente!

    PEDRO, também acho Kazan um grande cineasta. Sindicato de Ladrões também está entre os melhores filmes que já vi.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Òtimo filme, roteiro brilhante e Marlon Brando em suas melhores contribuições ao cinema. E adorei o novo visual do Bit!

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  8. O novo visual do blog ficou realmente bom. Não gosta dos filmes do Kutcher? Acho ele um ator razoavel para o tipo de filme, gosto de comédias românticas, rs. Abraço

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tive a chance de conferir esse filme.

    ResponderExcluir
  10. Nunca conferi esse grande clássico do cinema, talvez porque nunca o tenha encontrado por aqui. Parabéns pelo novo visual do blog, ficou excelente!

    ResponderExcluir
  11. Tem um filme mais recente que adapa a peça do Tenesse Willians, que nem é tão bacana assim... Achei que o texto perdeu um pouco de força no cinema. Mas pelo seu texto, dá vontade de conferir esse aí, mais antigo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  12. MAYARA, obrigado! Concordo sobre Brando, mas tb destaco a atuação de Viven que esté, inclusive, um patamar acima. Beijos!

    THIAGO, não é que não gosto dos filmes de Ashton. Acho que ele estraga os filmes hahahahaha. Como disse, não acho ele nada talentoso. Abs!

    CLEBER, sério? Assista, você vai gostar.

    VINÍCIUS, obrigado! E quando puder, assista Uma Rua Chamada Pecado. É incrível!

    DUDU, não sabia desta versão atual da peça no cinema. Sobre esta adaptação antiga, digo sem medo: o texto de Tenesse não perdeu nada de sua força. Pode ver sem medo. Abs!

    ResponderExcluir
  13. Sou suspeito para falar de "Streetcar Named Desire", já que, para mim, é uma das grandes obras do cinema. O roteiro é poderoso demais, e as atuações carismáticas do Brando e da Leigh (ele parecendoum animal e ela uma falsa aristocrata) me encantam! Claro, tem ainda a Kim Hunter e o Malden, maravilhosos.
    Só que, para mim, a atuação de Leigh é a quarta melhor de todos os tempos (perde para Taylor, Davis e Swanson).
    E assistiu "A Luz é Para Todos"? Gostou? Eu adorei. Não tanto como este aqui, que vale 10, mas também gostei.
    Abs!

    ResponderExcluir
  14. Bem, como incentivador desse texto não pude deixar de comentar, rs... Gostei muito do que escreveu, um relato bem 'passional' de quem assistiu essa obra de arte... Realmente é um filmaço... E Marlon Brando é foda (ponto final). haha...

    ResponderExcluir
  15. WEINER, você adjutivou de forma perfeita o roteiro: poderoso. E juro que acho Vivien a melhor da história. Meu top 5: Vivien Leigh (Uma Rua Chamada Pecado), Gloria Swanson (Crepúsculo dos Deuses), Bette Davis (O Que Terá Acontecido à Baby Jane?), Elizabeth Taylor (Quem Tem Medo de Virginia Woolf?) e Vivien Leigh [de novo] (...E o Vento Levou). Abs!

    NESPOLI, foi bem passional mesmo hahahaha.

    ResponderExcluir
  16. Kau do céu! Prefere o desempenho de Davis em "O que terá Acontecido a Baby Jane?" do que em "A Malvada"? O meu top é: 1) Liz (Virginia Woolf); 2) Davis (All About Eve); 3) Swanson (Sunset Blvd); 4) Leigh (Streetcar); 5) Streep (Sophie's Choice).
    Mas minha atriz favorita ainda é a Streep, pelo conjunto da obra.

    ResponderExcluir
  17. Vergonha eu não ter visto este filme... terrível. Mas, eu vi outro do Elia Kazan que amei. O "Vidas Amargas", estréia de James Dean nos cinemas. É magnífico.

    ResponderExcluir
  18. Afinal saíu mesmo uma escrita inspirada... :)

    É um grande filme. Um momento máximo no cinema. Nem consigo entender quem o coloca em causa.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  19. WEINER, prefiro. Acho a sua persongem em Baby Jane impressionante, genial! Mas claro que o que faz em A Malvada é de se tirar o chapéu (faz parte do top 10). E minha atriz preferida ever é Meryl tb =D

    WALLY, assista este filme!!!! Não vi Vidas Amargas, mas assisti Sindicato de Ladrões e A Luz é Para Todos.

    RED, saiu a resenha! Concordo com você sobre o filme. Abs!

    ResponderExcluir
  20. Adoro esse filme, acho a cena do chamado : Stellaaaa!!! uma das mais belas do cinema.

    ResponderExcluir
  21. YGOR, o "Stellaaaaa" de Brando é realmente de arrepiar. Cena inesquecível!

    ResponderExcluir