quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Noite do Terror


O gênero terror vem sendo banalizado por alguns produtores de uns tempos para cá. Isso me deixa bastante preocupado, pois querendo ou não, é um afluente cinematográfico que tem todo um histórico interessante em seu cerne. Algumas boas fitas trash, no entanto, não passam pelas telas do cinema e são enviadas direto para a televisão. Foi o caso, acredito eu, de Noite do Terror, ou em inglês e muito mais interessante, See No Evil. A fita é de 2006 e foi dirigida por Gregory Dark o qual, segundo as más línguas, é veterano no mercado pornográfico. No filme, jovens fúteis, mas delinquentes, são jogados no antigo Hotel Blackwell para limparem o local, com o intuito de diminuir o tempo das suas penas. Mas o estado do local e, obviamente, o clima levam a crer que algo de muito ruim está prestes a acontecer.

À primeira vista, e até entendo vocês, o plot é muito do mesmo. O roteiro é clichê e a fita é escrachadamente um slasher – ou seja, um subgênero de filmes de terror quase sempre envolvendo assassinos psicopatas que matam aleatoriamente – mas as nuances da direção e a parte técnica chegam pra deixar o espectador muito satisfeito e surpreso. Como já perceberam, meu texto está dando voltas e não chego a lugar nenhum sobre o desenvolvimento da história. Entretanto, não há como. Tudo é moldado tentando levar quem assiste a um mundo paralelo, mas que na verdade, é a pura realidade. O próprio assassino é uma caricatura: ele mede mais de dois metros e pesa 150 quilos. Mas não se enganem, pois é mentalmente perturbado e por causa da sua fanática mãe – a qual dizia que “os olhos são a janela da alma” – tem como prioridade arrancar os olhos de suas vítimas. O interessante é que toda a insanidade do filme acaba por ser despejada num desfecho bastante confuso, mas que no fundo é muito legal.

O tal Gregory Dark faz algo interessante na direção. Promove constantes distorções de imagens, longos e tensos travellings, usa e abusa de cortes bruscos de cenas e, nos momentos certos, dá à película um ar documental. O clima dark e insano é maximizado por uma direção de arte estarrecedora. O hotel é sujo, nojento e cada uma de suas acomodações e salas são de uma originalidade ímpar em termos de cenografia. E para ficar ainda mais indigesto, a fotografia prima pelo escuro; mas um escuro diferente: acinzentado, brilhante e em tons quase prata. O complicado é que eu não consigo esconder a empolgação quando vejo um filme como esse. E todo o meu texto parece convergir para uma nota alta, quase que acima de 8,0. Contudo, o roteiro ainda continua sendo igual aos demais filmes do gênero; só que não culpo o roteirista pelo seguinte: se fez questão de encaixar o filme no slasher, não há como mostrar uma história diferente. Desta forma, só me resta indicar este See No Evil para quem gosta de horror show.


Nota: 7,5


Informações sobre o filme, clique aqui.

11 comentários:

  1. Cara, valeu pela dica. Adoro podreira, mas não sabia dessa bobagem. Vou procurar.

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Apesar do histórico interessante do cinema na questão terror, diria que nos dias de hoje ele não vale absolutamente nada. Tanto que, nem mesmo 'grandes' diretores se arriscam nesse tipo de projeto, mais isso ocorreu recentemente com Von Trier e a critica não gostou ... ainda bem que temos um Shyamalan ainda.

    Quanto a este 'Noite de Terror', não vi e confesso não ter muito interesse.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela volta... seja bem vindo ao mundos dos blogueiros.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. OTAVIO, esse não é exatamente podreira hahahahahahaha. Mas acredito que você ache beeem bizarro. Abs!

    CLEBER, discordo de você. Acho que váááários filmes de terror atuais são muito bons sim. Quem anda pisando feio na bola ultimamente é Shyamalan...

    HUGO, obrigado! Abs!

    ResponderExcluir
  5. Não consigo gostar de filmes de terror, Kau. Só assisto em última alternativa. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Nunca ouvi falar dele, mas como não sou fã de filmes de terror... rsrsrs

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Como é bom você ter voltado.
    Tava com saudade!
    Acho que o gênero tem e sempre teve suas porcarias, mas tem muita coisa boa por aí...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Justamente por essa banalização é que não gosto da maioria dos filmes atuais do gênero. Contudo, fiquei um pouquinho interessado após seu texto...

    ResponderExcluir
  9. KAMI, eu tb não gosto. Mas como estou sem aula, assisto quase tudo o que o Telecine me proporciona!!!! Beijos!

    MAYARA, é bem macabro mesmo. Se não gosta, não assista =D Beijos!

    CIÇA, também morri de saudades de todos.E concordo com você. Tem bastante lixo, mas tb bastante coisa digna. Beijos!

    VINÍCIUS, exatamente. Mas acredito que quanto mais banalização, mais falta de respeito paracom o gênero pode aparecer né?!

    ResponderExcluir
  10. Que bom que está de volta, adoro seus post.

    Então, eu não gosto muito do terror dos dias de hoje, sou mais os antigos. A SET dete foi sobre o tema, e acabei relembrando uns que adorava. Hoje em dia fico meio perdido, porque, não sei o que é terror o que é suspense.

    Viu, não estou mais no Cine e Séries... O meu blog agora se chama Conexão Tv/Cinema. O link é... www.conexaotvcinema.blogspot.com

    Abraços...

    ResponderExcluir
  11. THIAGO, obrigado. Sobre os gêneros, ainda acho que consigamos diferenciar bem o que é suspense e o que é terror. Já linkei o blog novo! Abs!

    ResponderExcluir