quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Emmy 2009: Lead & Supporting Actress in a Drama Series

Vou começar, de forma bem aleatória, a postar minhas preferidas e preferidos na edição 2009 do Emmy. Não escondo que tenho uma paixão fora do comum pelas séries dramáticas e por isso comecei a ver (e rever) as submissões das indicadas nas categorias Lead Actress in a Drama Series e Supporting Actress in a Drama Series. Começando pela principal, digo que gosto bastante da lista. Na verdade, ainda tenho problemas com as inacabáveis indicações de Holly Hunter pela boring Saving Grace. Óbvio que colocaria a genial January Jones - impecável em Mad Men - em seu lugar. Abaixo está minha lista que começa com a atriz que teve a melhor submissão e vai decrescendo (o mesmo acontecerá na próxima categoria e nos próximos posts):


1. Glenn Close, "Trust Me" (Damages)


Pra mim, Glenn é um ET. Tudo nela me assusta. Quando fala, olha, escreve, tosse, bebe, come... Sem a menor sombra de dúvidas é a melhor atriz da televisão, atualmente. O que ela fez, e continua fazendo, em Damages vai além do visceral e vale lembrar que todo o elenco desta genial série é impressionante. Close, então, é minha primeira opção, com louvor!


2. Mariska Hargitay, "PTSD" (Law & Order: SVU)
3. Elizabeth Moss, "Meditations in an Emergency" (Mad Men)
4. Kyra Sedgwick, "Cherry Bomb" (The Closer)
5. Sally Field, "A Father's Dream" (Brothers & Sisters)
6. Holly Hunter, "Have a Seat, Earl" (Saving Grace)


Na outra categoria que coloquei em dia, Supporting Actress in a Drama Series, as questões são mais dramáticas (trocadilho bem indigno!). Eu sei que Katherine Heigl merecia um gelo pela a babaquice do ano anterior, mas eu acredito que sua indicação era necessária pela belíssima quinta temporada de Grey's Anatomy. Outro aspecto, no mínimo, curioso: In Treatment consegue uma penca de coadjuvantes indicadas, mas as melhores sempre ficam de fora. Já ocorreu ano passado com a jovem - mas talentosa - Mia Wasikowska e este ano foi a vez da sensacional Alison Pill ficar de fora. Enfim, vamos à lista:


1. Rose Byrne, "Trust Me" (Damages)


Nem é por que adoro a Rose, mas não tem como não colocá-la como a favorita na categoria. Bela atuação, como fez durante ambas as temporadas até agora. Submeteu o mesmo episódio de Glenn e digo que quando o assisti pela primeira vez, fiquei sem ar. Ao término dele, meu amigo disse: "as duas vão submeter este episódio". Byrne é sempre instigante e nos faz pensar sobre uma pessoa que é o cordeiro e, ao mesmo tempo, o lobo.


2. Sandra Oh, "Elevator Love Letter" (Grey's Anatomy)
3. Chandra Wilson, "Stairway to Heaven" (Grey's Anatomy)
4. Dianne Wiest, "Gina, Week 6" (In Treatment)
5. Cherry Jones, "Day 7: 7am-8am" (24)
6. Hope Davis, "Mia, Week 6" (In Treatment)

10 comentários:

  1. Sem dúvidas Glenn Close não tem concorrencia esse ano assim como no ano passado. Já a categoria secundaria, acho que a Rose não leva até porque a concorrencia de Grey's Anatomy não permitiria, ainda mais com Dianne encabeçando o favoritismo! De qualquer forma torço pela Chandra Wilson.

    ResponderExcluir
  2. Definitivamente sou um zero a esquerda quano a Seriados. Quase nunca consigo acompanhaR!

    ResponderExcluir
  3. CLEBER, discordo de você. Glenn tem, sim, muita concorrência este ano. Mariska e Elizabeth correm por fora e podem tirar a estatueta dela. Sobre as coadjuvantes: Byrne é runner-up, mas acho que teoricamente - mesmo não sendo minha vontade - Chandra é quem leva, pois não vai levar Melhor Atriz em Telefilme.

    ROBSON, eu amo seriados!

    ResponderExcluir
  4. Meu ranking (preferência):

    ATRIZ DRAMA
    1_ Kyra Sedgwick
    2_ Elisabeth Moss
    3_ Glenn Close
    4_ Sally Field
    5_ Holly Hunter
    6_ Mariska Hargitay (não vejo)

    ATRIZ COADJUVANTE DRAMA
    1_ Cherry Jones
    2_ Dianne Wiest
    3_ Chandra Wilson
    4_ Hope Davis
    5_ Sandra Oh
    6_ Rose Byrne

    Na verdade, essa categoria de coadjuvante tá tão bosta que poderia ter assim no envelope: "e a vencedora é... NINGUÉM".

    ResponderExcluir
  5. E não é que o senhor está de volta? Que bela notícia.
    Pois bem, infelizmente não posso comentar este post com completa autoridade, já que não acompanho as séries com frequência. Do que vi de Glenn Close em "Damages" posso assegurar que é mesmo algo a se premiar. Só a TV (e o teatro)para reconhecê-la mesmo, porque o cinema já fez meia dúzia de cachorradas com a pobre!
    Abraços!
    Volta lá no "A Grande Arte", estou esperando por você!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Cara, Glenn Close é demais. Terminei a segunda remporada de Damages esses dias e fiquei surpreso. Não espera que fosse tão boa quanto a primeira. E que epi´sodio final foi aquele? O melhor do ano!

    Também gosto da Rose Byrne, mas acho que a Sandra Oh estava fantástica na quinta temp de Grey's.

    Abraço. E valeu por linkar o blog.

    ResponderExcluir
  7. VINÍCIUS, concordo sobre a categoria coadjuvante. Acredito que Katherine e Alison precisavam ser indicadas e, além delas, alguma das sensacionais moças de Big Love. Sobre a categoria de atriz principal, sugiro que você comece a ver Law & Order: SVU; é muito boa!

    WEINER, voltei! Obrigado pelas boas-vindas e já dei o ar da graça no seu blog. Concordo plenamente com vc sobre a Glenn. Inclusive, acho imperdoável não a terem premiado pelo filme Ligações Perigosas. Uma das grandes atuações do Cinema. Abs!

    THIAGO, exatamente! Só não acho que a season finale de Damages foi o melhor ep. do ano. O final de Grey's sim foi, rsrsrsrsrsrs. Abs!

    ResponderExcluir
  8. Realmente, Glenn Close é um dos pontos fortes de "Damages". Em atriz coadjuvante tiraria a Hope Davis e colocaria a Alison Pill, por a personagem da primeira ser a que menos me identifiquei.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  9. Há, eu gostei do episódio final de Grey's anatomy, foi não acho que foi o melhor da série. Só os momentos finais mesmo que gostei muito.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. MAYARA, como eu disse tiraria Hope e Cherry para colocar Alison e Katherine. E é de se pensar na possibilidade de troca entre Dianne Wiest e Ginnifer Goodwin, genial em Big Love. Beijos!

    THIAGO, eu achei a season 5 de Grey's incrível por conseguir se reerguer após um fracasso na 4. E a season finale foi original, ousada e emocionante! Mas não tiro os méritos do que ouve em Damages... Abs!

    ResponderExcluir