quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Up - Altas Aventuras


É inegável que a Pixar é hoje uma das mais fascinantes produtoras do gênero animação. Já foi responsável pela concepção de duas obras-primas do nosso tempo, Toy Story e Procurando Nemo, mas devo frisar que, indo contra a maioria, tenho problemas com a sua última produção, Wall-e. Após conferir o trailer da mais nova animação, Up, fiquei apreensivo pois de pronto percebi que ele era veículo para alguma grande mensagem. Wall-e também apelou à mensagem, mas acredito que seja um tanto quanto pretensiosa a sua execução. Pois Up – Altas Aventuras, lança mão de momentos extremamente reflexivos que em sua maioria se fazem bastante singelos e humildes.

Pete Docter e Bob Peterson (que já trabalharam juntos no sensacional Monstros S.A), dirigem a fita e apresentam um primeiro ato lindíssimo que já é uma idéia do que teremos nas cenas a seguir. Digo que é somente uma idéia, pois infelizmente o filme tem alguns problemas de balanceamentos de ritmo e isto acaba por deixar o espectador um pouco inquieto. Up – Altas Aventuras escracha a vida de Carl, um velhote dos mais rabugentos que desde sempre teve o sonho de explorar o mundo, mas atualmente, aos 78 anos, já nem consegue mais enxergar tal realização, tamanha a sua distância. Entretanto, numa reviravolta muito bem bolada pelos roteiristas, entra em cena o jovenzinho Russell, que diz ser um explorador naturalista. Os personagens nos são apresentados de forma perfeita e já conseguimos entender que um é o completo oposto do outro. Cabe ao carismático e vivaz Russell ensinar o resmungão e chato Carl a reaprender a viver, e para que isso ocorra, eles entram numa jornada incomum além mar e terra que nos proporcionará cenas emocionantes (nem comento sobre chorar ou não, por que vocês já sabem o que vou dizer).

Concordo que este meu segundo parágrafo os prepara para uma nota exorbitantemente alta no final. Mas vamos com calma, muita calma. A premissa é, de fato, impecável mas a condução desta premissa enquanto roteiro é um pouquinho falha. Na realidade, acredito que a introdução seja algo único, o desenvolvimento tem mais altos do que baixos, mas o desfecho não é tão memorável quanto se espera. O que também me preocupa é a tentativa de desvirtuar Carl e fazê-lo uma espécie de vilão (contudo, preciso dar uma revisada nisto). O mais interessante acerca de Up é, com certeza, a mensagem de vida contida nele. E percebam que a película fala de vida no sentido mais amplo possível da palavra: não só mostra um começo, mas sim um recomeço; e vai muito além ao tocar em pontos fortes como sonhos e a possibilidade de sempre realizá-los.

Sou um dos que sempre defendeu a unhas e dentes o trabalho técnico de Procurando Nemo como sendo um dos mais impressionantes já vistos numa animação. Depois de ver Up, continuo achando o mesmo, mas consigo enxergar um trabalho de “laboratório” digno de muita nota. A equipe do filme constrói cenários coloridos que chegam a brilhar em nossos olhos. Por muitas vezes pensei estar numa bela e elegante exposição de quadros em algum bom museu francês. Ainda na parte visual, a riqueza de detalhes é bastante evidente, mas esperava algo mais impressionante, de novo, que Procurando Nemo. Outro grande trunfo do filme é a excelente composição musical de Michael Giacchino: sempre tentando fazer menção à aventura, à freneticidade e à tudo de mais alegre que existe. E, em resumo, o novo filhote da Pixar é isso. Uma pequena ode aos que realizam seus sonhos e, desta forma, aproveitam a vida.

Nota: 8,5



Informações sobre o filme, clique aqui.

21 comentários:

  1. Acho que gostei um pouco mais, minha nota foi 9 e não consegui enxergar as falhas no roteiro que você apontou. Sou um fã cego da Pixar, Procurando Nemo é um dos meus favoritos, se não O favorito, mas consigo ver Up em um nível altíssimo. Outra obra-prima da Pixar, depois do maravilhoso Wall-E =D

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. UP é maravilhoso! Sublime! Mais uma obra-prima da Pixar!

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Eu fico lembrando daquele padre que sumiu com os balões...

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Acho que "Up" não me agradou tanto quanto as outras produções da Pixar justamente por não ser tão ambiciosa (e nesse ponto discordo totalmente quanto ao comentário sobre "Wall-e"), mas no geral é outro belo filme do estúdio.

    ResponderExcluir
  5. YURI, pra mim Nemo é o melhor do estúdio. E digo mais: é uma das coisas mais sensacionais que vi na vida. Up é bem bolado, mas está um patamar abaixo daquele. Abs!

    OTAVIO, achei ótimo. Mas não obra-prima, hahaha. Abs!

    DUDU, meu amigo fez o favor de lembrar do padre na hora da sessão e claro que teve ataque de riso. Abs!

    VINÍCIUS, eu sou um dos únicos cinéfilos que não gosta tanto de Wall-e. Vejo as qualidades técnicas, mas em termos de roteiro eu acho extremamente pretensioso e, por oras, até leviano demais. Uma pena...

    ResponderExcluir
  6. Essa "Pixar" só entrega obras de arte. É incrível. Depois dos fabulosos "Procurando Nemo", "Ratatouille" e "Wall-E", ainda arranja fôlego para entregar "Up". Achei o filme ótimo. A nota é que foi um pouquinho menor.
    Ah, e pena que você não enxergue muita graça em "Wall-E". Para mim é a melhor animação de todos os tempos.
    Abraços, Kau!

    ResponderExcluir
  7. Gostei pacas de UP, belíssima animação com a qualidade pixar de sempre, concordo com a sua nota, a mesma q a minha!
    Abs! Diego!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o que disse em relação a trilha sonora, que é exepcional mesmo e sobre o trabalho técnico de "Procurando Nemo", que tenho a mesma opinião que você. E finalmente, vejo o filme neste fim de semana e depois passo aqui e digo o que achei, prometo!

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  10. Eu queria tanto ver esse filme :s adoro Disney e Pixar, são as melhores animações, e isso é inquestionavel :DD abraço

    ResponderExcluir
  11. Esse está na minha lista pra assistir.
    Li maravilhas sobre, inclusive a sua crítica... incrível como a Pixar nunca erra a mão, né?

    ResponderExcluir
  12. O primeiro ato de "Up" é lindo e me levou às lágrimas. Chorei numa outra vez, no filme. Apesar de não ser tão brilhante quanto outras obras da Pixar, "Up" ainda é um filme acima de muita coisa que está sendo produzida no cinema atualmente. Uma LINDA obra!

    ResponderExcluir
  13. Eu quero ver!!!!!!!!!!!!! Vou tentar domingo. Pixar é pixar. =D

    ResponderExcluir
  14. Eu definitivamente não troco nenhum filme com atores de verdade por essas animações provenientes de surtos tecnológicos!
    Acho que, se continuarmos assim, chegará uma época em que Nicole Kidman e Kate Winslet terão seus personagens computadorizados...

    Kau, eu fiz uma pergunta num tópico antigo, talvez você não tenha visto: você acha que a Reese Whiterspoon é atriz em papel principal ou atriz em papel secundário em Walk The Line?

    ResponderExcluir
  15. WEINER, Wall-e como a melhor animação ever?! Vixe, pra mim está looonge disso. Mas fazer o que. Opiniões divergem às vezes. Abs!

    DIEGO, exatamente. Abs!

    MAYARA, eu sou doente pelo visual de Finding Nemo. Acho magnífico! E espero seu comentário sobre Up. Beijos!

    THIAGO, corre no cinema e dá uma espiada! Abs!

    BRUNO, acho que nunca dei menos de 7,0 para um filme da Pixar... Abs!

    KAMI, eu também me desmanchei de chorar no primeiro ato.

    WALLY, isso! Assista e me diga o que achou.

    LUIS, permita-me discordar de você. Acho que a linha que divide o gênero animação dos demais (reais) não é nada tênue. São propostas diferentes e artes diferentes. Claro, tudo é cinema, mas em termos de execução um é água e outro é vinho. Não sou viciado em animações, mas sempre assisto. De uns tempos para cá elas estão cada vez mais dedicadas ao público adulto e isso me encanta. Sobre Reese: sim! Acho sua June única e exclusivamente coadjuvante. E ainda assim não a indicaria nesta categoria. No seu outro comentário, disse que posso visitar seu blog, mas qual é o endereço hahaha?!

    ResponderExcluir
  16. Kau, eu concordo que a linha não é tênue. Mas acredito que logo chegará uma época em que as pessoas preferirão ver animações a ver filmes cujo gênero não é esse e isso provocará um grande problema pro cinema.

    Desculpe-me, esqueci de deixar o link, porque normalmente eu coloque naquele lugar certo pra links, mas como aqui não tem, eu acabei esquecendo...

    O link é: http://literaturaecinema.blog.terra.com.br/

    ResponderExcluir
  17. LUIS, continuo achando que esta sua tese de dominação "animalística" é meio impossível de se concretizar. A legião de fãs das animações ainda é infinitamente menor que a legião de fãs do "cinema real". Obrigado por passar o link, comentarei lá!

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Kau, como prometido, vim deixar meu comentário. Achei o filme maravilhoso e também um dos mais sentimentais da Pixar. Simples, bem feito e muito tocante, consegue perfeitamente musturar comédia e drama. E que cena é aquela do Carl e da Ellie, não consegui segurar as lágrimas, linda, linda mesmo. E a trilha ficou perfeita dentro do filme. Um dos melhores do ano, na minha humilde opinião. rsrs.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  20. MAYARA, tinha certeza que você ia amar o filme! E, de fato, ele te leva fácil às lágrimas. Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Valeu pela visita, como tenho dito em vários comentários, Up é sensacional, adorei , um dos melhores do ano na mminha opiniao, da mesma forma que Wall e foi tb um dos melhores do ano passado. abraço!!!

    ResponderExcluir