sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Década: Roteiro Adaptado

Peço que antes que vejam a lista, arranquem dos bolsos quaisquer materiais perfurocortantes que possam me fazer algum tipo de mal. Brincadeiras doentias à parte, digo que esta lista é a que mais será massacrada por alguns dos leitores. Mas felizmente nossas mentes são munidas de personalidade própria, o que torna nosso mundo tão rico em opiniões, não é mesmo? Vamos à ela, então:


10. Robert Nelson Jacobs, Chegadas e Partidas



9. Hayao Miyazaki, O Castelo Animado




8. Alexander Payne e Jim Taylor, Sideways - Entre Umas e Outras



7. Frances Walsh, Philippa Boyens e Peter Jackson, O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel




6. David Magee, Em Busca da Terra do Nunca




5. Bill Condon, Chicago




4. Patrick Marber, Closer - Perto Demais




3. Eric Roth, O Curioso Caso de Benjamin Button




2. Paul Thomas Anderson, Sangue Negro




1. David Hare, As Horas


21 comentários:

  1. Dos três filmes do Senhor dos Anéis o mais bem adaptado foi o primeiro, de fato. Mas tem muitos filmes aí que não consegui assistir, nem tão pouco ver a peça que foi adaptada. Senti falta de Ensaio sobre a cegueira que entraria na minha lista, porque foi uma adaptação perfeita! Gostei de sua explicação no início sobre os revoltados que não concordam. É impressionante como tem gente pedante que não compreende que essa é uma lista pessoal! ¬¬'

    ResponderExcluir
  2. Acho que concordo com "As Horas" na primeira posição, realmente esse roteiro é brilhante. Obviamente senti falta de "Brokeback Mountain", mas aprentemente você não gosta do filme, então entendo sua ausência aqui.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com THE HOURS ou THE FELLOWSHIP OF THE RING. Acho muito curiosa a sua escolha de O CASTELO ANIMADO! Porquê o roteiro desse filme?

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderExcluir
  4. ROBSON, viu só como o Bit não está de mal com você?? Hahahahahaha! Então, eu li os livros de todos os filmes que estão aqui e vi o on stage de Chicago. Só faltou ver Closer na íntegra, mas vi uns pedaços da peça. Ensaio Sobre a Cegueira passou bem longe da lista. Achei o roteiro do filme bem aquém do livro. Uma pena.

    VINÍCIUS, é. Como já disse algumas outras vezes, tenho problemas com Brokeback Mountain.

    ROBERTO, O Castelo Animado era presença garantida aqui pois sua adaptação é magnífica. A obra da qual foi adaptada (livro da genial Diana Wynne Jones ), é dificílima, mas Hayao tranpôs tudo de forma ímpar. Pra mim, um filme inesquecível. Abs!

    ResponderExcluir
  5. Discordo de bastante coisa. Especialmente da inclusão de "Chegadas e Partidas", "Chicago" e "Sideways".

    ResponderExcluir
  6. Pra mim, fica difícil julgar a lista porque eu não conheço os materiais originais que as inspiraram, mas posso falar com conhecimento do primeiro lugar de sua lista. O trabalho de adaptação do David Hare pro livro do Michael Cunningham foi PERFEITO! O filme "As Horas" consegue preencher todas as lacunas, deixar as passagens de tempo mais nítidas, deixar as semelhanças entre as vidas das três mulheres bem mais claras! E tem identidade própria, o que é mais importante ainda!

    ResponderExcluir
  7. Curiosamente, eu não li nenhum dos livros que foram adaptados e que estão nessa lista.
    Mas eu concordo com Robson a respeito do merecimento de Ensaio Sobre a Cegueira; ele certamente tem um lugar de destaque no meu TOP 10 Roteiros Adaptados.

    Estou em dúvida: a década vai de 2000 a 2009?
    Quais os seus problemas com O Segredo de Brokeback Mountain?

    ResponderExcluir
  8. Kau, meus favoritos de sua lista são os três primeiros, com destaque para o de "As Horas".

    Beijos e tenha um ótimo fim de semana! ;)

    ResponderExcluir
  9. MATT, tá malvado hein?! Leia The Shipping News e depois reveja o filme. E a adaptação de Chicago é algo formidável.

    KAMI, concordo com você sobre As Horas.

    LUIS, como disse ao Robson, tenho sérios problemas com Blindness. Sou fã de Saramago e esperava um filme muito mais articulado para uma obra-prima da literatura. Sobre Brokeback Mountain é complicado. Primeiro que não vejo nada nas atuações de Heath e Jake. Segundo que acho o roteiro do filme absurdamente frio. Aquele amor retratado é algo bruto e insensível, a meu ver. Muito mais carnal que emocional.

    MAYARA, As Horas é um dos meus filmes preferidos em todos os tempos. Beijos e ótimo fds!

    ResponderExcluir
  10. Ai se eu tivesse uma faca aqui...

    Brincadeira, Kau. xD Mas não concordo com algumas coisas. Não vi o #10 nem o #9, então irei descartá-los. E nem acho que preciso conhecer o texto original para julgá-los.
    Gosto MUITO de Sideways e gostei de vê-lo aí, foi uma surpresa. SdA também não tenho o que reclamar, mas prefiro O Retorno do Rei. E AMO Em Busca da Terra do Nunca e Closer, entram no meu top 10 com certeza. Mas Chicago e Benjamin Button? As Horas preciso rever. E Sangue Negro não sou dos mais maiores fãs.
    Sinto falta gigante de Brokeback Mountain e Onde os Fracos Não têm vez. E Dúvida, talvez. No mais, tenho que pensar. xD

    []s!

    ResponderExcluir
  11. Pessoal será que sou o único que não gostou de As Horas, Dormi no filme!!!
    Mas já percebi a aceitação do filme: #1 lugar!!!
    Assisti mais pelas atrizes e claro Nicole nem parece a Kidman!!! rs

    ResponderExcluir
  12. Gostei da personalidade em "dar a cara a tapa", mas só compartilho com a presença de Sangue Negro, apesar de nunca ter parado para pensar em uma lista como esta.

    ResponderExcluir
  13. JEFFITO, vc leu o conto que deu origem à Benjamin Button?! Se não, leia. É extremamente bem escrito e quando assisti ao filme fiquei em completo choque de tão sensacional que ficou a adaptação. Chicago é um caso a parte. Um dia espero poder compartilhar com você o meu on stage dele e verás o que Rob fez com o filme: algo estonteante! Brokeback me irrita, fato hahahaha. E Onde os Fracos tá no top 15. []'s!

    RICARDO, eu sou doente por As HOras. Já assisti mais de 5 vezes e sempre me apaixono mais. O livro é tão incrível quanto o filme e o elenco deste é algo sobrenatural.

    PEDRÃO, adoro criar polêmica hahahaha. E Sangue Negro perde o top 1 nesta lista, mas aguarde as próximas!

    ResponderExcluir
  14. Só filmaço, ein?
    Desses daí, destaco 'O Curioso Caso de Benjamin Button', que para mim, dos que eu vi, merecia o Oscar do ano passado. 'Sangue Negro' é um dos que eu tô pra ver faz tempo também...
    E acredite se quiser, eu nunca vi 'As Horas'... espero não ser chicoteado em praça pública por causa disso! hauhaohaiuhoahiouaiuohaoia

    Abs!!!
    Bruno Pongas

    ResponderExcluir
  15. Boa lista, sim.

    As Horas é forte, um belo sôco no estomago, agride com sua sutileza - assim como no livro. Confesso que, acredite, gosto mais do filme..talvez, por achar a química perfeita do elenco todo, as atuações enérgicas e intensas...e uma Nicole Kidman inspirada.

    Bem lembrado: A Sociedade do anel e Closer.

    Brokeback Mountain? faltou, sim.

    abs

    ResponderExcluir
  16. Kau, na minha resenha sobre AS HORAS, eu abusei do seu Blog: eu o citei umas quatro vezes ao longo da crítica e coloquei vários links.
    Espero que não se importe com isso. Eu coloquei os devidos créditos!!

    Você está nos nossos favoritos!
    =)

    ResponderExcluir
  17. BRUNO, li no seu blog que a Leka é fã assumida de As Horas!!! Assista, cara!!! Sobre os demais, concordo plenamente com você sobre Benjamin Button e aproveito para fazer um pedido: não deixe passar Sangue Negro. Abs!

    CRISTIANO, vejo que preciso urgentemente escrever um texto sobre Brokeback Mountain. Muitos ainda não engoliram e/ou entenderam o porquê de eu não considerar o filme ótimo. Prometo fazer isso. Abs!

    LUIS, pode abusar do blog, não ligo hahahahaha. Obrigado por citá-lo, vou dar uma olhada e tb adicioná-los em meu blogroll.

    ResponderExcluir
  18. Vi todos:
    Meus favoritos são: O Castelo Animado, Em Busca da Terra do Nunca, O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel e Chicago q achei excelentes!
    Tirando o Chegadas e Partidas q achei no mínimo razoável, o restante são todos ótimos!
    Viu, ñ massacrei muito a tua listinha..rs..tens bom gosto!
    Abs! Diego!

    ResponderExcluir
  19. Com a exceção de "Chegadas e Partidas", que acho apenas bom, estou totalmente de acordo. Mas sentindo falta de alguns filmes, claro, rsrsrs.

    ResponderExcluir
  20. Graças a esse iniciativa do BIT revi ontem THE SHIPPING NEWS e não estou nada de acordo com vc ;)

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD – A Estrada do Cinema

    ResponderExcluir