sábado, 12 de setembro de 2009

Cine/on Stage: My Fair Lady

Um belo dia no antigo mas também válido Bit of Everything, dividi com vocês uma experiência que tive no teatro. Pra quem não sabe, fui ator durante alguns anos do meu passado, mas hoje abandonei parcialmente tal atividade. Deste modo, fica meio evidente que teatro corre nas minhas veias e, de fato, sou vidrado em tudo o que rola on stage. Pra ser mais exato, os musicais são a minha grande paixão e tenho orgulho em dizer que o Brasil tem apresentado versões interessantes de clássicos da Broadway. Hoje eu abro este novo espaço no blog para debater sobre alguns musicais que viraram filme - ou vice-versa - e começo com os divinos materiais de Minha Bela Dama, ou num tom mais glamuroso, My Fair Lady.



O filme, escrito por George Bernard Shaw e Alan Jay Lerner e dirigido pelo sensacional George Cukor, conta a história de uma mendiga, Elisa (Audrey Hepburn), que vende flores nas escuras ruas de Londres em busca de alguns torcados. Numa noite como outra qualquer, Elisa conhece da forma mais hilária possível Henry (Rex Harrison), um brilhante professor de fonética que tem a capacidade única de tirar conclusões sobre as pessoas simplesmente ao ouvir seus sotaques. Chocado com o péssima manipulação verbal da mendiga, ele aposta com um amigo, Hugh (Wilfrid Hyde-White), que em seis meses fará de Elisa uma verdadeira dama. A mendiga, no fundo, sente que seria ótimo se pudesse se equiparar com as beldades da alta sociedade londrina e aceita ser "transformada" por Henry. Aqui começa uma saga cheia de detalhes que vão dos mais cômicos aos mais emocionantes em questão de segundos. Personagens que entram, personagens que saem; o filme é uma constante mudança de cenário e proposta. Uma das cenas mais incríveis da fita é justamente quando conhecemos Freddie (Jeremy Brat), que de pronto se apaixona por Elisa justo num momento em que ela "dá uma bola fora". Mas o destino da moça vai numa direção diferente do que ela esperava e tudo é ratificado num belo desfecho. A dupla de protagonistas, Audrey e Rex, é impressionante e a química entre eles a coisa mais linda de se ver. Ela compõe uma das mais brilhantes interpretações femininas que vi num musical. E tecnicamente, My Fair Lady é um luxo total. Apresenta de forma chocante os mais geniais e estarrecedores figurinos já vistos num filme, ao menos pra mim. Trocando em miúdos, o filme é um dos meus musicais preferidos e o mesmo digo do on stage...



...mas antes de falar dele, um recado: infelizmente não assisti à versão estrangeira, somente a nacional; mas vale comentar mesmo assim. O Brasil, pelas mãos do grande diretor Jorge Takla, montou o musical da forma mais requintada possível. De longe é uma das produções nacionais mais bem sucedidas e interessantes. Toda a cenografia é a réplica do filme e todo o figurino também. Takla tem uma capacidade incomum de dirigir elencos numerosos e não deixar a bagunça reinar no palco. Transpôs o filme para os palcos e adaptou "o Broadway" de maneira bastante precisa. O mais interessante desta peça, sem dúvida, é o elenco. Elisa é interpretada pela até então desconhecida dos palcos nacionais Amanda Acosta que faz um trabalho magistral, incrível. Desbancou as grandes e cobiçadas Sara Sarres e Kiara Sasso e deu um show. O mesmo digo de Daniel Boaventura (figurinha carimbada nas produções de Takla) que faz um Henry melhor que o de Rex, a meu ver. É bom dizer que todo o elenco tem um contato único com o público, ou seja, passam uma energia incrível aos espectadores. A montagem brasileira de um clássico do cinema mundial, não perde em nada para as montagens americanas e inglesas. Aguardem os próximos textos deste novo espaço. Falremos de Rent!, West Side Story, Chicago, Mamma Mia!, A Bela e a Fera, Haispray, Wicked (que está ganhando uma versão cinematográfica), Avenue Q (apesar de ser intransponível ao cinema, vale ser comentado como musical de teatro).

Nota para o filme: 9,5
Nota para o on stage: 9,0

16 comentários:

  1. Muito legal o novo espaço, mesmo não tendo acesso a esse tipo de produção (ainda que me interesse bastante). A versão de "My Fair Lady" para o cinema é ótima, mesmo não sendo uma de minhas favoritas do gênero.

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse novo espaço, adoro musicais... Mas sabe que ainda não vi My Fair Lady, mas tenho vontade de ver. aliás, um dos meus sonhos e ver um musical na broadway.

    Vou ficar de olho nos próximos post.

    Abraço, e sempre grato pelos seus comentários.

    ResponderExcluir
  3. Ótima iniciativa!
    Adoro musicais, esperando ansiosamente
    por West Side Story!

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Meu sonho é poder assistir a um musical desses, nem que seja na versão traduzida! ADORO o gênero e "My Fair Lady" é um dos meus favoritos, especialmente porque tem, no elenco, minha querida Audrey!

    ResponderExcluir
  5. MY FAIR LADY é maravilhoso! "With a little bit... with a little bit... With a little bit of luck you'll never work!"

    Tomara que a tal refilmagem que andam planejando nunca aconteça!

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. Kau, adorei este espaço. Infelizmente, nunca tiva a oportunidade de ver a peça, mas vi por fotos e clipes na TV e gostei bastante do que vi, já o filme é ótimo.

    Beijos e tenha uma ótima semana! ;)

    ResponderExcluir
  7. Kau, eu e o Renan decidimos adicioná-lo aos nossos favoritos no Literatura e Cinema.
    Em breve, faremos uma apresentação formal lá.

    Gostaria de pedir que, se possível, você escrevsse um poucas linhas a respeito do seu Blog, para que nós coloquemos na página sobre os parceiros que criaremos. Para não sermos injustos, estamos pedindo para que vocês mesmos se definam!
    :)

    Mande-me por e-mail; poderá encontrá-lo na página "Sobre o Blog".

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto muuuito de My Fair Lady, inclusive tive o vhs, rs.

    Devo escrever também em breve algo sobre musicais e, principalmente, um dos meus favoritos: West side story com a saudosa Natalie Wood!

    abraço e te sigo, bem de perto.

    ResponderExcluir
  9. Musical é um dos meus gêneros preferidos do cinema e por isto devo curtir muito essa seção em seu blog. Mesmo assim, ainda não me entusiasmei em assistir "My Fair Lady", mas é um filme presente em minha lista de pendências que logo devo eliminar. O legal foi saber sobre a adaptação teatral nacional, não sabia que existia. Daniel Boaventura é um ótimo intérprete, provavelmente arrasou no papel.

    ResponderExcluir
  10. VINÍCIUS, alguns dos musicais da Broadway estão disponíveis na rede e vale a pena dar uma procurada.

    THIAGO, Minha Bela Dama é um filme simples em termos de texto, mas riquíssimo em termos de emoção e elenco. Vale a pena ver o filme! Abs!

    OSMAN, primeiramente obrigado pela visita. Agora, sobre West Side Story, devo admitir que serei apedrejado por alguns por causa das minhas palavras sobre o seu on stage nacional hahaha. Abs!

    KAMI, sabia que você adora My Fair Lady. Também não podia ser por menos, já que temos Audrey nele!

    OTAVIO, nem me fale!!!!! Fico enjoado só em pensar que pode existir um remake. Abs!

    MAYARA, como disse ao Vinícius, alguns dos musicais on stage estão disponíveis na rede; vale a pena procurar. Beijos e boa semana!

    LUIS, obrigado por adicionar o Bit of Everything. Em breve envio o textinho que você pediu.

    CRISTIANO, obrigado por sempre estar de olho no blog; é sempre uma honra! Assim como você pôde perceber, adoro My Fair Lady, mas digo de antemão que West Side Story é, provavelmente, o melhor musical já feito, pra mim. Abs!

    ALEX, não sabia que você gostava de musicais! Espero que assista logo My Fair Lady e goste bastante.

    ResponderExcluir
  11. Nunca fui muito ligado em musicais. Nem sei porque, mas acho que nunca fizeram grande parte da minha vida mesmo. No entanto, falando neles, fiquei bastante animado pra ver 'Nine', que se não me engano estreia em Janeiro.

    ResponderExcluir
  12. Eu também adoro "My Fair Lady"! Mas, para mim, pobre extraterrestre (que vive numa cidade que não tem teatro), o jeito é ficar sonhando com um "on stage".
    Acho que vou num programa de televisão pedir que realizem este sonho, hahahahaha. Imagina: pobre menino que nunca viu um espetáculo teatral (sério, nunca vi nenhum) chora em frente ao Municipal. Rimou. :-)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. BRUNO, Nine é o filme que mais espero. À cada foto e à cada trailer eu fico mais impressionado! Abs!

    WEINER, hahahahahaha. Pois é, fico bem triste em saber que esses musicias não passam por todo o Brasil. Mas deveriam... Abs!

    ResponderExcluir
  14. Adoro a Audrey, esse filme é belíssimo, faz tempão q assisti!
    Um clássico inesquecível!
    Abs! Diego!

    ResponderExcluir
  15. Adoro musicais. Não My Fair Lady, aliás, o único filme que vi com a Audrey Hepburn foi Bonequinha de Luxo e ela se porta maravilhosamente.

    ResponderExcluir
  16. Não sou mt chegado em musicais mas parabéns pela iniciativa. E pelo layout novo tbm! :)

    ResponderExcluir