segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Veronika Decide Morrer


Quando um filme surge de uma obra literária, ou seja, é adaptado dela, gosto de lê-la antes de vê-lo. Nem sempre, porém, consigo tal feito uma vez que às vezes não encontro o livro e, em outras, não gosto do autor. Veronika Decide Morrer foi adaptado da obra do aclamado por uns e detestado por outros Paulo Coelho e devo ser sincero: sem dúvida, me encaixo no segundo grupo. Li apenas três livros dele (A Bruxa de Portobello, O Alquimista e Onze Minutos) e confesso que foi um sofrimento finalizá-los. Não gosto de como Paulo expõe os personagens e os problemas em sua obra, sempre tentando enquadrá-los numa “literatura exotérica-realista de auto-ajuda” (entretanto, a sua parceria com Raul Seixas rendeu músicas extraordinárias, mas não entrarei nesses méritos). Desta forma, como não li o livro, encarei a fita como sendo um roteiro original e, mesmo assim, vejo alguns pontos extremamente discutíveis nela.

Tudo gira em torno de Veronika (Sarah Michelle Gellar), uma moça que está num estágio avançado de depressão e tem consciência disso. O primeiro plano do filme mostra uma narração dela comentando como seria uma vida perfeita, mas sempre mostrando o lado pessimista disso tudo. Em seguida, ela decide se suicidar, pois nitidamente não se vê como pertencente ao nosso mundo. Este início vem para enganar o espectador uma vez que é genial e denota que tudo o que seguirá vai ser tão excelente quanto a introdução. Ledo engano. O plano da menina dá errado e ela acaba ficando duas semanas em coma e, depois disso, acorda num internato psiquiátrico. A partir daí, a diretora Emily Young mergulha seu filme num aquário de pretensão e o tempo todo faz questão de arrancar seu ritmo. Veronika, ao retomar a consciência, recebe a notícia que a tentativa de suicídio químico acarretou num problema cardíaco irreversível que levaria a moça à morte a qualquer instante. O que ocorre é que ela conhece alguns internos e aprende alguma coisa de valia com cada um deles e, aos poucos, vai aprendendo que o melhor remédio para a depressão, é a vida. Entre estes personagens secundários estão Mari (Melissa Leo, sensacional) e Edward (Jonathan Tucker). Este acaba por ser o estopim para que Veronika volte a dar valor à sua vida e também será decisivo para o desfecho.

À primeira vista, a conclusão da história é bastante emocionante e acabei derrubando uma ou duas lágrimas. Mas logo em seguida percebemos que é uma lição de moral muito forçada e clichê. O roteiro (Larry Gross e Roberta Hanley) tem seus altos e baixos, mas se fizermos uma média, ele fica um pouquinho abaixo dela. O forte da película, pra mim, é o elenco. Discordando piamente da maioria, acho a atuação de Sarah Michelle Gellar brilhante. Dosa momentos completamente mórbidos e fundo de poço, com os que mostram a redenção de sua personagem. Jonathan Tucker é bastante empenhado e, no geral, correto. E no elenco de suporte temos uma grata surpresa: Melissa Leo. Outra atuação extremamente interessante desta ótima atriz. Outro aspecto pouco comentado no mundo cinéfilo – injustamente, é verdade – é a trilha sonora. Percebam que ela segue direitinho todos os atos do filme: momentos bastante densos e fortes ou alegres e de alívio. No final das contas, quem não leu o livro mas conhece a literatura de Paulo Coelho, consegue saber que a essência do autor está ali. Veronika Decide Morrer tem seus vários erros, principalmente na leviana direção, mas também tem seus acertos.


Nota: 6,5


Informações sobre o filme, clique aqui.

19 comentários:

  1. Eu tenho medo de tentar ler Paulo Coelho, tantos odeiam que fica difícil querer ler. Adoro ler o livro pra ver a adaptação mesmo que a maioria seja decepcionante. Mas vou conferir esse filme sem ler mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Espero ver em breve.

    Foi mal meu esquecimento Kau! Vou corrigir agora! :D

    ResponderExcluir
  3. Olá Kau! Tudo bem? Uma adpatação de Paulo Coelho, não sei não viu, rs. São tantos comentários negativos... E sobre o trailer de Inception, cara, muita gente ta dizendo isso tbem, e eu não vi nada de demais em "Avatar". Só falação... e muita. Vamos aguardar! Chris Nolan é o cara, meu diretor preferido e esse filme promete.

    ResponderExcluir
  4. ROBSON, acho que como vc não conhece a literatura do Paulo, vc pode gostar deste filme.

    PEDRO, imagina!

    THIAGO, como eu disse, achei o trailer do novo filme do Nolan incrível. Confesso que estava com altas expectativas por Avatar, mas o trailer é muito ruim!

    ResponderExcluir
  5. Então, tem uns livros do Paulo Coelho que eu não gosto, mas este, Veronika Decide Morre é um dos meus livros preferidos. Não é nem tanto a história em si, mas sim os personagens. Então, não vejo a hora de poder conferir o filme. Ainda mais com Sarah, Melissa e David Thewlis no elenco, e fazendo esses personagens que gosto tanto.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Não gosto de Paulo Coelho e não veria esse filme - exceto se não tivesse melhor opção!

    ResponderExcluir
  7. Bobagem. Péssimo filme, um dos piores do ano, junto de G.I. Joe!

    Abs!

    ResponderExcluir
  8. THIAGO, eu detesto a descrição dos personagens nos livros de Paulo Coelho. O filme, porém, os desenvolve bem e por isso digo que o elenco é inspirado. Abs!

    KAMI, vale pelo elenco e pela trilha...

    PEDRÃO, jura que achou tão ruim?! Eu não achei péssimo, mas tb é bem esquecível. Abs!

    ResponderExcluir
  9. Ainda ñ fiquei muito interessado nesse filme, vou deixar pra ver mais pro futuro!
    Abs! Diego!

    ResponderExcluir
  10. Kau, eu tenho expectativas moderadas para esse longa. Até fiquei interessado na época que vi o trailer, mas agora com seu lançamento nos cinemas os comentários não tem sido muito positivos. Acho que deixarei para o DVD mesmo...

    ResponderExcluir
  11. JACQUES, às vezes é melhor mesmo. Abs!

    DIEGO, tem alguma boas intenções. Mas no geral é discutível. Abs!

    VINÍCIUS, eu tb gostei do trailer e confesso que fui assistir por causa da Sarah Michelle Gellar. Realmente um bela atuação.

    ResponderExcluir
  12. Kau, sua crítica é a primeira positiva que leio sobre o filme. Infelizmente, nunca me despertou o interesse nada que venha de Paulo Coelho, mas deve valer pelo elenco mesmo.

    Beijos e tudo de bom! ;)

    ResponderExcluir
  13. Nada contra seu texto, Kauzito, está bem escrito, como sempre, mas lê-lo me fez lembrar do quanto esse filme é chato! Achei extremamente morno, desde o início, em que não vi nada de excelente, sinto em discordar. O maior problema do roteiro é que ele é Paulo Coelho total! O final então nem se fala. A direção acha que está abafando, como naquelas no piano [que achei muito mal fotografadas, por sinal], mas acho que só consegue criar um ritmo muito ruim pro filme. Dei 3,5 porque sou bonzinho. xD

    []s!

    ResponderExcluir
  14. Eu tinha uma professora no segundo grau que detestava o Paulo Coelhoe fazia campanha contra a cadeira que ele ganhou na Academia Brasileira de Letras. Eu concordo com ela e com você! Não sou fã de Paulo Coelho, acho seu texto pretensioso e pobre, e nenhum de seus livros (já li 6, inclsuive "Veronika") me tocou de verdade.
    Esta adaptação já tinha cheiro de coisa mediana, ainda que possa emocionar em alguma ou outra passagem (como você disse em seu texto). Vou conferir por curiosidade, e tamém porque tem a Melissa Leo sensacional!
    Abs, meu caro! :-) E milhões de abraços por ter presenteado meu blog com o selo "Vale a Pena Ficar de Olho". Obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  15. JEFFITO, obrigado por elogiar meu texto mesmo discordando dele hahaha. Sei lá, eu acho que a idéia central é bastante válida e era bastante exequível. Mas a diretora acabou com o filme... []s!

    WEINER, estou começando a achar que existem muito mais "odiadores" do que "adoradores" da obra de Paulo Coelho hahaha. Você pode até gostar de uma coisa ou outra no filme, mas já digo de antemão que é pouca coisa mesmo! E de nada por tê-lo indicado. Vc merece! Abs!

    ResponderExcluir
  16. Sempre tive muitas dúvidas que este filme pudesse ser bom. Acredito que tenha alguns valores interessantes mas duvido que possa surpreender. O trailer mostra uma fita banal.

    Abraço

    ResponderExcluir
  17. FIFECO, o trailer é horroroso mesmo. Mas a fita tem uns pontos positivos. Abs!

    ResponderExcluir
  18. Ah, eu também faço parte do segundo grupo: tenho profunda aversão ao chamado - blasfêmia, na minha opinião - mago Paulo Coelho.
    Mas, assim como você, prefiro ler antes de conhecer o filme e foi o que eu fiz. Me surpreendi com um livro bem interessante, embora várias passagens sejam dispensáveis.
    Infelizmente, ainda não assisti ao filme pois o mesmo não chegou à minha pacata cidade, que parece estar sempre em atraso em relação a todos os lugares...
    Mas logo o verei, creio nisso.

    ResponderExcluir