quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Romance


A lenda de Tristão & Isolda é, sem dúvida, um dos contos mais incríveis que temos em nossa história. Modelado na Idade Média, mas tendo origem celta, a lenda mostra um romance que caía por terra e mostrava um trágico amor. O diretor Guel Arraes resolveu utilizar tal lenda como base no seu mais novo filme, Romance. As preocupações, pelo menos de minha parte, eram duas: 1) que Arraes deixasse o filme com cara de novela (como já fez em Lisbela e o Prisioneiro e Caramuru – A Invenção do Brasil); e 2) que ele usasse a história de Tristão e Isolda de forma simples e escrachada. O que ocorreu foi que Romance é um dos filmes nacionais mais interessantes e bem executados dos últimos anos.

O interessante no roteiro de Arraes e Jorge Furtado é que a lenda é, primeiramente, inserida no filme da forma mais direta possível. Explico: Pedro (Wagner Moura) é um ator e diretor de teatro que se apaixona por Ana (Letícia Sabatella) ao contracenar a peça Tristão & Isolda com a moça. Entretanto, devido à dedicação de Ana à televisão, os dois acabam se separando. Neste período a vida de Ana e Pedro seguirá o curso normal de qualquer ser humano, no qual há constantes encontros e desencontros. Após alguns anos separados, o casal volta a se encontrar – novamente por causa dos personagens Tristão e Isolda – para filmarem a versão televisiva da peça. Diálogos reais se confundem com falas da produção e tudo é, claramente, uma celebração ao teatro e, principalmente, ao artista.

Como disse no outro parágrafo, a lenda é, em primeira instância, mostrada de forma nua e crua, ou seja, encenada. Contudo, podemos perceber que a história de amor de Pedro e Ana é quase que uma alegoria moderna do romance “vivido” pelos personagens celtas; isto é, um modelo de amor trágico do nosso tempo. Desta forma, o conto está presente tanto na parte fictícia do filme, quanto na parte real. E não pensem que Guel propõe comparações entre surrealismo e realidade, pois simplesmente deixa o espectador se deleitar com um romance por ora nos palcos, e por ora no mundo real. Inserir personagens secundários foi uma decisão acertada, já que a fita necessitava de um maior teor de recheio. Entram em cena, por exemplo, Fernanda (Andréa Beltrão) e Orlando (Vladimir Brichta) os quais terão importantes tarefas para fazer com que a conclusão da história seja impecável. E, claro, esta conclusão é maravilhosa e nos deixa com um sorriso lindo no rosto.

Guel Arraes apresenta, sem rodeios, seu melhor trabalho de direção. Seus planos são brilhantes e a condução do belo roteiro é simplesmente perfeita. A trilha sonora – de Caetano Veloso – vem para deixar tudo mais claro e simpático e o mesmo digo da interessante fotografia. Lá no topo esqueci-me de colocar um “número 3” nas minhas preocupações com o filme; então, vamos lá: 3) Letícia Sabatella. Não tenho nada contra ela, mas sempre a achei um pouco limitada em seus trabalhos. Recentemente critiquei duramente sua atuação no singelo Não Por Acaso, mas acabo tendo que me desculpar pois Letícia está excelente em Romance. Wagner Moura dispensa elogios, como sempre, e Andréa Beltrão apresenta o melhor trabalho do elenco nesta fita. O que posso perceber é que Romance já é um dos filmes mais subestimados do nosso tempo e, infelizmente, não recebeu os elogios que merecia. Muito além de açucarar e, posteriormente, chocar o espectador com uma espécie de metáfora do amor trágico, a película celebra a arte.

Nota: 9,5


Informações sobre o filme, clique aqui.

18 comentários:

  1. Poxa, gostei desse filme não tanto quanto você, Kau. Ainda acho Letícia afetada demais e acho que o filme fica desiquilibrado entre esse lado Tristão & Isolda ou se tende de uma vez pro texto do Jorge Furtado.

    ResponderExcluir
  2. Para mim, "Romance" foi uma das maiores surpresas do ano passado. Um dos melhores filmes nacionais de 2008. Concordo contigo que é o melhor trabalho de direção do Guel Arraes. Um filme que fala sobre o amor de uma forma extremamente criativa.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Fui assistir ao filme porque minha esposa queria e acabei me surpreendendo tb. Não daria uma nota tão alta, mas gostei do longa, bem acima da média dos filmes românticos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. PEDRO, o filme tenta mostrar a linha tênue que separa uma história de amor ficcional de uma real. E perceba que é praticamente a mesma história. Pra mim, genial!

    KAMI, concordo com vc.

    HUGO, eu fui um dos únicos que deu uma nota tão alta. Mas mesmo assim as notas oscilam entre 7,5 e 8,5 o que é um ótimo sinal. Abs!

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente, ainda não vi, mas a história me deixa bem interessada, por gostar este tipo de filme. E o elenco parece ótimo mesmo.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  7. "Desejo, desejo, desejar ou morrer, não morrer de desejo."
    Essa passagem eu adoro, de Tristão e Isolda, e Romance faz bom uso da mística contida na lenda.

    ResponderExcluir
  8. Fala cara... Então, achei a Sabatella meio limitada no filme, mas também concordo com você que foi muito bom... É um ótimo filme...

    ResponderExcluir
  9. Incrível como todo mundo fala bem desse filme, sem dúvida foi mais um incentivo para procurá-lo o quanto antes.

    ResponderExcluir
  10. MAYARA, é difícil encontrar alguém que não tenha gostado deste filme. Beijos!

    PEDRO, concordo com você!

    NESPOLI, vc assistiu Não Por Acaso?! Se ainda não viu, assista e daí compare as atuações de Sabatella. Em Romance, pra mim, ela vai muito melhor.

    VINÍCIUS, o que está esperando?! Hahahaha, corre alugar!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Não vi esse filme, mas gosto muito do trabalho do Wagner Moura, ele manda muito bem. Falando sobre Megan ser a Mulher-Gato. Acho ela muito linda e blá blá blá, mas também a considero muito limitada e muito famosinha para um filme do Batman. Sei que tem outras atriz tão bonitas quanto e que são melhores do que a Megan. Batman não é o tipo de filme que precisa de um famoso para ir para frente, pelo contrário... Quero uma atriz não muito conhecida, e muito sexy como Mulher-Gato, mas não a Megan, rs. Abr

    ResponderExcluir
  12. Kau,
    estava sem muita vontade de ver o filme, mas depois do seu comentário, decidi que vou tentar ver o mais breve possível.

    Não conhecia o seu blog, muito bom! Parabéns!
    Passarei aqui mais vezes...

    ResponderExcluir
  13. Comecei a assistir este filme três(!) vezes mês passado, e acabava surgindo algum imprevisto que impossibilitava o término. Pois deste fim de mês não passa, não depois desta sua crítica arrasadora. Preciso ver este filme!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, não esperava que pudesse ser bom assim. Aliás, não conhecia muito do filme, mas pelos elogios, merece a conferida então. Verei.

    ResponderExcluir
  15. THIAGO, não só pelo Wagner, O roteiro do filme é genial. E quanto à Megan, prefiro não comentar... Abs!

    ANDRÉ, muitos não conhecem o filme por ele ter sido subestimado demais. Obrigado e apareça mais vezes!

    WALLY, arrasadora?! Adorei o elogio. e veja, você vai gostar.

    VICTOR, faça isso e depois passe aqui pra dizer o que achou.

    ResponderExcluir
  16. Achei uma grande chatice esse filme, definitivamente ñ deu pra gostar muito ñ. nota 4.0!
    Abs! Diego!

    ResponderExcluir
  17. DIEGO, vc escreveu sobre ele? Se sim, gostaria de ler seu texto. Abs!

    ResponderExcluir
  18. Desde que vi o trailer desse filme numa sessão de cinema, eu fiquei curioso para vê-lo. Há muito me dá a vontade de locá-lo, mas, na hora H, desisto.
    Com a sua resenha e com a nota que você deu, não posso me furtar a vê-lo. Tão logo que o fizer, comentarei no meu e virei aqui dizer se concordo com ou discordo de você.
    ;)

    ResponderExcluir