quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Década: Ator Coadjuvante

Antes de começar, uma correção: no primeiro top 10 referente a esta nossa década no cinema, eu comentei sobre as categorias que seriam contempladas. Só quero avisar que aumentei o número de categorias: inseri Filme Estrangeiro (que não seja americano), Filme Nacional e Animação. Fiquem agora com o top dos atores em papel secundário.


10. Djimon Hounsou em Terra de Sonhos




9. Chris Cooper em Adaptação



8. Barry Pepper em Três Enterros



7. Ed Harris em As Horas




6. Jackie Earle Haley em Pecados Íntimos



5. David Carradine em Kill Bill Vol. 2



4. Javier Bardem em Onde os Fracos Não Têm Vez




3. Paul Dano em Sangue Negro



2. Benicio Del Toro em 21 Gramas



1. Heath Ledger, O Cavaleiro das Trevas


15 comentários:

  1. Eu sabia que Heath ia ser o primeiro e é mais do que merecido, ele marcou a história dos atores coadjuvantes. Além dele só vi os de Sangue Negro e Onde os fracos... que também merecem total destaque!

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Não gosto do Del Toro em 21 Grams, ou pelo menos não gosto tanto a ponto de colocá-lo num Top 10. Acho o Bardem melhor que o Ledger também. E acho o Djmon Hounsou um ator muito superestimado. Ah, também O-D-E-I-O "Adaptação", só salvo a Streep mesmo.
    Mas para não ficar na reclamação (tô parecendo uma velha coroca reclamona, rsrsrs), adorei que você tenha lembrado de Paul Dano e Jack Earl Haley. Será que o Jake Gylenhaal (BBMountain) não merecia uma menção? Se bem que no fim das contas ele é lead, né?
    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Primeiro: AMEI o visual. O blog ta SHOW.

    Quanto à categoria... simplesmente excepcional. Só por conter Ledger, Bardem e Bano, três das maiores atuações da década (se não as maiores) já fico muito feliz. Adorei a lembrança de Haley e Harris, e eu também admiro muito Hounsou em "Diamante de Sangue". Cooper é brilhante. Carradine é qualidade irrefutável da saga e Del Toro sempre impressiona. Eu ainda lembraria de Gyllenhaal, por Brokeback Mountain.

    Ciao!

    ResponderExcluir
  4. Excelente! Mais eu trocaria algumas ... Não consigo ver a atuação do Jake em Brokeback Mountain como menos que MARAVILHOSA! Então incluiria ele no meio da lista.

    ResponderExcluir
  5. ROBSON, por favor... pedido de amigo mesmo: ASSISTA "AS HORAS"!!!!!!! Abs!

    WEINER, quanto ódio no coração, hahahahaha! Preciso discordar de você em quase tudo, posso?! Primeiro por que acho 21 Gramas um filme poderosíssimo e Benicio não é menos que brilhante aqui (mesmo fazendo algo genial também em Traffic). Djimon é, sim, superestimado, mas o que ele faz em Terra de Sonhos é de muita valia. Adaptação... eu AMO esse filme e tudo o que está dentro dele hahahaha. Cooper, Meryl e Cage brilham de forma única. Agora vou chocar o mundo: não sou o grande fã de BBM e não vejo absolutamente NADA na atuação de Jake. Abs!

    WALLY, obrigado! Seu Cine Vita está fabuloso tb. Bom, como disse ao Weiner, não vejo nada na atuação de Jake em BBM. Abs!

    CLEBER, repito: pra mim, ele não faz nada digno de nota. Apenas correto.

    ResponderExcluir
  6. Q lista,gosto muito do Chris Cooper , bom todos sao otimos na verdade, são coadjuvantes que roubam a cena.

    abraço gostei do blog.

    ResponderExcluir
  7. òtima lista, mas ainda não pude conferir todos esse trabalhos. Dos que vi, meu preferido é David Carradine em Kill Bill Vol. 2

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. YGOR, obrigado. Concordo com você sobre os coadjuvantes, já que muitas vezes um ator em papel secundário faz muito mais que um lead. Abs!

    THIAGO, Davis jamais ficaria de fora. Além do mais, acho Kill Bill genial! Abs!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Òtima lista, só não vi o Barry Pepper. Uma pergunta: este "Três Enterros" é aquele dirigido pelo Tommy Lee Jones, por que se for ele, tenho curiosidade por ele.

    Beijos e tenha um ótimo fim de semana! ;)

    ResponderExcluir
  11. Como muitos comentaram, a lista ficou ótima mesmo, sem dúvida muitos nomes aqui também estariam na minha seleção - como Heath Ledger, Javier Bardem e Ed Harris. Só faltou o Jake Gyllenhaal - mas você já comentou que não gosto tanto do trabalho dele, então...

    ResponderExcluir
  12. Concordo com muitas das tuas escolhas. Jarvier Bardem, Heath Ledger, Ed Harris... mas faltam nomes como Casey Affleck em JESSE JAMES, prefito o Djimon Hounsou de THE FOUR FEATHERS ou BLOOD DIAMOND, Tim Robbins em MYSTIC RIVER, Ian McKellen em THE LORD OF THE RINGS...

    Enfim, mas no geral vc tem uma grande lista ;D

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderExcluir
  13. MAYARA, Três Enterros é este filme mesmo. Eu aconselho... é extremamente bem feito. Beijos e ótimo fds!

    VINÍCIUS, pois é. Não consigo copartilhar da mesma opinião da maioria no que diz respeito à Jake em BBM.

    ROBERTO, Ian quase entrou. Acho seu personagem de A Sociedade do Anel sensacional, mas faltou espaço. Casey só não entrou por que, pra mim, seu personagem em Jesse James é principal (junto com Brad Pitt). Abs!

    ResponderExcluir
  14. Ótima lista, mesmo não tendo visto alguns...
    Abriria um espacinho para o Michael Shannon por Possuídos, mas sei que você tem problemas com o filme então nem me estendo aqui...

    ResponderExcluir
  15. ALEX, se Shannon entrasse, seria por Revolutionary Road. Ele é excelente em Bug, mas o prefiro naquele. E sim, tenho problemas com Possuídos hahahaha.

    ResponderExcluir