domingo, 30 de agosto de 2009

Arrasta-me Para o Inferno



"Christine Brown has a good job,

a great boyfried, and a bright future.

But in three days,

she's going to hell."

É exatamente este pequeno texto que encontramos no pôster do novo filme trash de Sam Raimi, Arrasta-me Para o Inferno. Christine (Alison Lohman, do incrível Delírios), de fato, tem uma vida extremamente válida e digna. Tudo conseguido com bastante esforço. Entretanto, pode uma ação ser o estopim para que nossa vida vire de cabeça para baixo, à ponto de vivermos um inferno terrestre? Este filme prova que sim. Mostra que qualquer ação que tomamos no nosso dia-a-dia tem consequências positivas ou negativas que ministrarão nosso futuro. Sam Raimi já tentou dosar o ar trash de seus filmes, mas sempre acaba batendo na mesma tecla e deixando os espectadores apavorados com o que vêem. Já fez isso com seu até então melhor filme A Morte do Demônio, onde morte e zumbis eram a pauta. Vale lembrar que Sam tem o dom de fazer-nos rir e se assustar, tudo ao mesmo tempo. Mas comigo aconteceu algo diferente ao ver Drag Me To Hell. Fiquei angustiado e se ri em alguma parte, foi de puro nervoso e medo.

No filme conhecemos Christine que, como já disse, tem uma vida aparentemente perfeita. Num dia como outro qualquer a senhora Ganush (Lorna Raver) vai até o banco onde a moça trabalha como corretora de empréstimos e pede um acréscimo de crédito para poder pagar sua casa, mas Christine nega o pedido da misteriosa senil. Ganush, numa sequência impressionante, faz de tudo para deixá-la desesperada num mar de agonia e desespero e, de quebra, joga uma maldição na pobre moçoila. A partir daí é que o filme realmente começa. Aparições do espírito maligno, redemoinhos em que folhas se espiralizam no ar, panelas que se chocam, a casa que faz barulhos horríveis: Christine agora pediu nunca ter nascido. Para tentar resolver tudo, ela recorre a um sortista que, de pronto, confirma que o espírito maléfico Lâmia está na vida da moça; e pior: durante os três primeiros dias, ele apenas aterrorizará Christine e no terceiro a levará às profundezas do inferno. Várias instruções do sortista são executadas pela jovem, mas todas falham, até que entra em cena uma médium (Adriana Barraza, espetacular) que já havia sido tocada pelo mesmo espírito e tinha o desejo de aniquilá-lo. E temos aqui, o ápice do filme. Duas sequências que precedem o desfecho e que me deixaram sem fôlego, apavorado. Ao lembrar delas, após a sessão, passei mal - e juro que isso não é frescura. Apesar de ter cantado a pedra da conclusão do filme, a cena final é impecável.

O que é mais interessante no cinema de Raimi - e falo agora especificamente deste Arrasta-me Para o Inferno - é que, como já disse, ele nos induz ao riso e ao pavor muitas vezes na mesma hora. O cinema vinha abaixo de tanto rir em algumas cenas, mas eu estava gelificado na poltrona e o mesmo posso dizer da minha companhia. O teor cômico do filme, no entanto, cai absolutamente por terra quando observamos um tantinho de reflexão que pode ser extraída do roteiro (Sam, juntamente com seu irmão, Ivan). Nossa vida é, sim, direcionada de acordo com nossas atitudes para o bem, ou para o mal. E não adianta: errou, vai pagar pelo erro. A cena final prova isso e o faz de maneira impressionante. Claro que muito além de um bom texto, a condução de Sam é excelente. A criação de uma atmosfera maligna e densa faz com que o espectador sinta-se num vácuo. E esta atmosfera pode ser exemplificada com a primeira cena da fita: uma espécie de prólogo que citua o público na história, isto é, de cara mostra que é um exmplar do gênero terror. Além disso, a movimentação da câmera é uma grande homenagem ao gênero. Zoom in, zoom out, freneticidade e giros são constantes no filme.

Tecnicamente Drag Me To Hell é apenas correto. A fotografia tende ao irritante em alguns instantes e poderia ser mais competente e ousada em outros. A direção de arte também poderia ter caprichado um pouco mais nas cenas filmadas na casa da médium, por exemplo. Nenhum quesito do filme chegou à nota máxima, a não ser a estarrecedora trilha sonora. Em sua totalidade ela se faz genial, sempre com o intuito de levar o espectador ao fundo de sua agonia e fazê-lo enfrentar seus maiores medos. Quem é vivo, sempre aparece: eis que Alison Lohman estrela este filme trash após um tempo sumida. E que belo retorno temos. Nenhuma atuação inesquecível, mas bastante condizente e, principalmente, competente. O mesmo digo da assustadora Lorna Raver que, com a ajuda de uma boa maquiagem, se faz uma bruxa em forma de senhora bondosa (pelo menos no começo). Adriana Barraza deveria investir mais em papéis de médiuns; muito, muito boa! De resto, nenhuma grande surpresa no elenco. Arrasta-me Para o Inferno, na verdade, necessitava apenas de bons personagens-chave o que não implica em bom elenco na totalidade. A fita é uma constante dança da morte; e diferentemente da personagem de Claudia Cardinale em Era Uma Vez no Oeste - a qual sabe que vai sair ilesa do filme -, a personagem de Alison tem a certeza que sucumbirá à tal dança e será arrastada para o inferno, cedo ou tarde.


Nota: 8,5



Informações sobre o filme, clique aqui.

19 comentários:

  1. se for tão bom quanto os exemplares da série "Evil Dead", então valerá - e muito - a pena.
    abraço, Kau
    :P

    ResponderExcluir
  2. É legal ver Sam Raimi voltar as origens. O terror foi o gênero que fez ele conhecido.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Todos os blogs comentando sobre esse filme e muita gente ta curtindo, no meu caso, nem vou dá uma chance, terror não é comigo, principalmente no cinema, magine se eu tivesse problemas cardiacos, rs. Abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Que filme delicioso. Gostei de tudo, fiquei muito satisfeito com o que vi!

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Estou louco pra ver esse filme, mas ainda não entrou em cartaz no cinema daqui.
    Ah e obrigado pelo selo do blog.
    Vou postar depois.

    ResponderExcluir
  6. É realmente unânime. Todos adoraram este filme, em menor ou maior grau. Vou tentar conferi-lo ainda em Setembro.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. JENISS, este é o melhor filme de Raime na minha opinião. Abs!

    HUGO, exatamente. Abs!

    THIAGO, pois então não veja. Ou se for assistir, o faça em casa hahahaha. Abs!

    PEDRÃO, concordo com vc! Abs!

    IBERTSON, imagina. E quando entrar em cartaz, não deixe de ver.

    WALLY, adoro o filme como meu texto denota. Mas acho que vc pode detestá-lo

    ResponderExcluir
  9. Fora essa parte de que a Christine é a prova viva de que nossa vida é um reflexo da escolha que fazemos, acho que os elementos que mais me agradaram neste filme foram: o humor e a vontade de nos surpreender - especialmente naquele ato final!

    ResponderExcluir
  10. Me surpreende a quantidade de comentários positivos a respeito desse filme, visto que não parecia ser um belo exemplar do gênero. Muito ansioso para conferir!

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não vi ... mas, não gosto do Sam Raimi!

    ResponderExcluir
  12. Filme sensacional! Ainda bem que Raimi não deixou o "cinemão" leva-lo para o inferno! hehehe

    ResponderExcluir
  13. Tbm gostei bastante, já tinha comentado no meu blog. nota 8.0!
    Abs! Diego!

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito! Um dos melhores do ano e capa do meu fechamento de agosto! Hehe...

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. KAMI, apesar de ter cantado a pedra do desfecho, achei essa questão da surpresa bastante interessante também.

    VINÍCIUS, tenho uma leeeve impressão que você não vai gostar muito...

    CLEBER, pq?

    PEDRO, exatamente!

    DIEGO, nossas notas quase são iguais o que é um bom indicativo ao filme. Abs!

    OTAVIO, imaginei que você ia ADORAAAAR o filme!!!! Abs!

    ResponderExcluir
  16. O filme parece ser interessante, mas tenho um pouquinho de medo dele, rsrsrsrsrs.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  17. Cara, estou louco para ver este filme, mas as filas das sessões aqui na minha cidade estão dando voltas no quarteirão! Tem gente que está sentando no chão, pode? Espero resolver este problema depressa, já que ando com muita expectativa.

    ResponderExcluir
  18. Quero muito ver esse.. ainda mais depois que todo mundo falou bem...
    Adoro o trabalho do Sam Raimi, mas não vou criar expectativa porque da última vez que fiz isso (com anticristo), me decepcionei bastante! hahaha

    Abs.. mto legal seu blog ;]

    ResponderExcluir
  19. MAYARA, eu morri de medo hahahahahaha. Beijos!

    WEINER, o filme é muito bom. Vale a pena assistir sentado no chão.

    BRUNO, pra mim é o melhor trabalho de Raimi. Se vc curte o cinema dele, vai adorar Drag me To Hell. Obrigado pela visita. Abs!

    ResponderExcluir